domingo, 8 de maio de 2011

Custodio Coimbra

Postado por Flávia Kantorowitz Battaglia - n˚ 14

Custodio Coimbra
Custodio José Bouças Coimbra nasceu no Rio de Janeiro em 1959 e é um dos mais importantes e renomados fotógrafos brasileiros da atualidade. Trabalha como repórter fotográfico do jornal O Globo há mais de 20 anos e seus trabalhos já foram publicados também em livros e em outros jornais e revistas nacionais e internacionais.
Custodio começou a trabalhar com fotografia aos 11 anos de idade, quando seus irmãos mais velhos fundaram um clube de fotografia, do qual ele era uma espécie de mascote, participando das reuniões, fazendo cópias e ajudando a preparar os produtos químicos para a revelação das fotos. Três anos após ser fundado, o clube foi desativado e Custodio recebeu como herança o laboratório e uma antiga câmera Yashica. Até os 18 anos, trabalhou mais como laboratorista do que como fotógrafo e lembra que, naquela época, “gostava do clima da luz vermelha e de ver as fotos aparecerem como mágica."


A metrópole vista do alto
No início de sua carreira, registrava através da fotografia tudo aquilo que lhe despertava o interesse:  desde arquitetura até cenas de violência. No entanto, para se sustentar, passou a trabalhar fazendo retratos de famílias, pôsteres e fotografando casamentos e batizados, até que foi convidado para trabalhar como fotógrafo colaborador de alguns pequenos jornais da época. Iniciou assim a sua carreira de repórter fotográfico, onde atua até hoje.






Redentor recebe um raio
Custodio trabalha, desde 1989, no jornal O Globo fazendo a cobertura fotográfica das notícias do dia-a-dia. Ele cobriu alguns dos fatos mais importantes da nossa história recente, como a campanha das Diretas Já, várias campanhas presidenciais, além das visitas ao Brasil de personalidades como Ronald Reagan, Fidel Castro e o Papa João Paulo II, entre outros. Custodio sempre procurou aprofundar seus conhecimentos sobre o tema a ser fotografado, porque considera que: "o fotógrafo só consegue dar o clique certeiro quando está a par do assunto, pois é necessário mostrar com uma imagem o lide da matéria.”


O colorido da praia lotada
Além de assuntos políticos, o meio ambiente e seus problemas também é um tema muito retratado por Custodio, especialmente em sua cidade natal: o Rio de Janeiro.


Problemas ambientais estão na pauta do fotógrafo


Custodio cursou as faculdades de Belas Artes, Música e Estudos Sociais. Seus trabalhos já foram publicados em livros e capas de jornais e revistas de vários países do mundo e já foram expostos e ganharam prêmios tanto no Brasil quanto no exterior.


Apesar de ter iniciado sua carreira com máquinas fotográficas tradicionais, atualmente, Custodio prefere trabalhar com câmeras digitais, pois não acredita que elas prejudiquem a arte da fotografia.
Imagens como o Redentor à noite levam Coimbra ao reconhecimento e aos premios
Custódio Coimbra é considerado um talentoso fotógrafo da atualidade, capaz de juntar a dramaticidade da cena social retratada com a beleza do cenário ao seu redor. Suas imagens são consideradas a arte fotográfica de um poeta ou a poesia de um grande fotógrafo.


Bibliografia
Sites consultados em 30/04/2011
www.cecac.org.br/Artes_Custódio_Coimbra.htm
tudodefotografia.blogspot.com/2010/02/livro-e-exposicao-de-custodio-coimbra.html
www.abi.org.br/paginaindividual.asp?id=491
www.mesadeluz.org/archives/tag/custodio-coimbra
www.oeco.com.br/todas-galerias/category/29
www.jornalistas.org.br/sessao.php?idn=1259
photos.uol.com.br/materia.asp?id_materia=3047

2 comentários:

  1. A foto da ave no vazamento de óleo na baía de Guanabara não é de autoria do Custódio Coimbra como as demais, mas sim de Domingos Peixoto, também fotografo da agência "O Globo'.

    ResponderExcluir