terça-feira, 10 de maio de 2011

Gervásio Baptista


Por: Vivian Kantorowitz - nº32, 8ºA

Gervásio Baptista nasceu em Salvador, Bahia. É um fotojornalista brasileiro e  registrou alguns dos mais importantes episódios da historia mundial e nacional. Estreou no ramo do jornalismo muito jovem, aos onze anos, para O Estado da Bahia. Sua primeira oportunidade foi quando Assis Chateaubriand, dono dos Diários Associados, fora a feira de Santana, e Gervásio, mandado pelo Estado da Bahia para  cobrir a materia, conheceu Assis Chateaubriand que o convidou para ir trabalhar no Rio de Janeiro , na revista O Cruzeiro, aos 14 anos. 
Em 1954 foi para a revista Manchete onde permaneceu até 2000, quando a revista parou de circular. Tirou fotos famosas, para a Manchete, como o enterro  de Getulio Vargas, o surgimento da nova capital brasileira e onde tirou a conhecida foto de Juscelino Kubitschek acenando com a cartola para o povo. Já como fotografo oficial dos concursos de Miss Brasil e Miss universo, Baptista viajou pelo mundo para retratar a beleza da mulher brasileira. Também fotografou Fidel Castro, Che Guevara e fez um registro diferenciado da Revolução Cubana. Também deu sua leitura sobre a Revolução dos Cravos, em Portugal. Acompanhou e registrou a queda do presidente argentino Juan Domingo Perón e esteve em Saigon, para registrar a Guerra do Vietnã.

Durante a ditadura,Gervásio  teve várias passagens pela prisão, sempre sendo  rapidamente libertado. Na prisão dividiu cela com o ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes e o advogado e ativista político Francisco Julião, entre outros. Discípulo de Henri Cartier-Bresson, a quem conheceu pessoalmente, Gervásio é  contratado pela Radiobrás  prestando serviços ao Supremo Tribunal Federal, onde ganhou um homenagem em 2008 por 50 anos no ramo do fotojornalismo.


















Famosa foto de Baptista de Juscelino em Brasília, tirada por Gervásio.


















Gervásio Baptista













Baptista na Guerra do Vietnã


Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário